Previdência Privada

Previdência privada, também chamada de Previdência complementar, é uma forma de acumular recursos para garantir uma renda futura ao titular ou seu beneficiário, geralmente voltada ao período após a aposentadoria ou em caso de falecimento do proponente.
Os planos são geralmente divididos em duas etapas: a acumulação, na qual são realizados aportes (depósitos ou contribuições financeiras) regulares de recursos que serão aplicados em fundos geridos pela seguradora, de forma a aumentar o capital aplicado, e o resgate, que se dará no momento do gozo do benefício, onde a seguradora irá comunicar o cliente qual será o seu desejo: retirar a reserva acumulada ou transformar em renda vitalícia.
Há dois tipos de entidades de previdência complementar no Brasil: a aberta e a fechada. A aberta pode ser contratada por qualquer pessoa física ou jurídica, enquanto a fechada é destinada a grupos (profissionais liberais, médicos, advogados, engenheiros etc), como funcionários de uma empresa ou associados de instituidores.

Existem no mercado dois tipos de planos de previdência no mercado:

PGBL – ou Plano Gerador de Benefício Livre – Essa modalidade permite abater da base de cálculo do IR os aportes (contribuições mensais) realizados anualmente ao plano até um limite máximo de 12% da renda bruta tributável do investidor. É Indicado para as pessoas que optam pela declaração completa do Imposto de Renda.
Essa dedução não significa que os aportes feitos na Previdência são isentos de IR. Haverá incidência do IR sobre o valor total do resgate ou da renda vitalícia, quando eles ocorrerem.

VGBL (Vida Gerador Benefício Livre)

Não permite abater do IR os aportes realizados ao plano. É indicado para quem usa a declaração simplificada ou é isento, ou para quem já investe em um PGBL, mas quer investir mais de 12% de sua renda bruta em previdência privada.

O IR incidirá neste plano apenas sobre os rendimentos do plano e não sobre o valor total acumulado.

Agora que você entendeu como funciona os Planos de Previdência Privada, e percebeu que é uma forma inteligente de proteger a seu futuro, entre em contato conosco. Teremos prazer em orientá-lo sobre qual será o melhor investimento para você ou sua família.

 

 Confira outros seguros:

 Confira outros seguros: